quinta-feira, 13 de março de 2014

Somente o Necessário!


Quantas tribulações! Com essa afirmação eu creio que muitos de vocês leitores suspiraram concordando com ela. Às vezes parece que não temos um minuto sequer de sossego, e quando pensamos que nos livramos de uma batalha, logo vem outra, não raro, maior que a última. Mas tenho que te dizer uma coisa: Cada batalha vencida nos habilita e capacita, assim o Senhor nos prova mais, para sermos cada vez mais capacitados. Muitas vezes, em meio às nossas batalhas, temos a sensação de que o Senhor não está por perto, que fomos entregues à nossa própria sorte.

Nesse contexto, chamou minha atenção um texto na Bíblia a respeito do Homem Segundo o Coração de Deus. Trata-se do contido em 2 Samuel 17:27-29 - NVI:
Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim, trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exér­cito estava cansado, com fome e com sede no deserto.
Vamos contextualizar!

Absalão, filho de Davi, maquinou por mais de quatro anos (2 Samuel 15:7), juntamente com Aitofel, que era conselheiro do rei, tomar o trono do pai. Após muito trabalho de persuasão do povo de Israel, conseguiu a atenção e o apoio deles e marchou em direção a Jerusalém disposto a lutar pelo trono de Davi.

Davi não tentou resistir ao seu filho e saiu fugido de Jerusalém em direção ao Rio Jordão. A distância entre Jerusalém e o Rio Jordão é de mais ou menos 40 Km* e eles a fizeram a pé. O texto de 2 Samuel 15:30 nos dá essa certeza. Esse mesmo texto nos diz também que todo o povo lamentava aquilo, pois cobriam as cabeças. Davi, além do lamento, se sentia humilhado, pois caminhava também com a cabeça coberta e os pés descalços (cobrir as cabeças tem o sentido de lamento, que pode ser também em sinal de luto, conforme: Ester 6:12, Jeremias 14:4; Já os pés descalços, era sinal de humilhação e somente Davi estava assim, conforme: Isaías 20:2,4)

Imagine uma caminhada de 40 Km!? Eles devem ter chegado às margens do Rio Jordão exaustos, exauridos, se tivessem que enfrentar uma batalha naquele momento, certamente sairiam derrotados! Não só isso, o estado psicológico deles não era dos melhores, pois lamentavam o ocorrido e Davi estava totalmente humilhado.

Aitofel sabia disso e pediu a Absalão que lhe permitisse liderar 12 mil homens para sair à caça de Davi. Mas teria que ser naquele momento, para que pegassem o exército de Davi cansado e abatido. Assim, o rei seria uma presa fácil ao exército de Israel (2 Samuel 17:1-3). Mas Deus, através de Husai, que era fiel a Davi e havia permanecido ali para confundir os conselhos de Aitofel (2 Samuel 15:33,34), não permitiu que Absalão ouvisse aquele primeiro conselho, sugerindo que esperasse para poder ajuntar mais soldados, pois - disse Husai - Davi é valente, assim como o todo o seu exército (2 Samuel 17:7-13). Com isso Davi ganhou tempo! Husai mandou avisar Davi para atravessar logo o Rio Jordão. Se fosse algo fácil de ser feito, tão logo chegassem às margens do rio, Davi e seu exercito o atravessaria. O Rio Jordão tem como profundidade máxima até 5 metros e de largura máxima até 18 metros de uma margem a outra, daí você pode imaginar a dificuldade. E Davi não parou, continuou sem descanso a caminhada. Foram até Maanaim, que dista do Rio Jordão pelo menos 15 km**. Maanaim é o local onde Jacó encontrou os anjos do Senhor após se apartar de Labão (Gênesis 32:1,2) e significa dois campos ou dois acampamentos. Esse lugar é considerado lugar de descanso e provisão de Deus. Pode ser considerado também um lugar de separação, pois foi onde começou a nova fase de vida de Jacó, longe de Labão.

Mas foi quando Davi chegou a Maanaim que percebemos a provisão de Deus para eles. O Senhor sabia que estavam por enfrentar uma grande batalha e que dali não teriam nada, pois seriam restituídos à Jerusalém. Mas exaustos, com fome e sede (v. 29), não poderiam enfrentar Absalão. O Senhor lhes proveu com camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca. O Senhor não só deu descanso, como os alimentou com o necessário para lhes recompor as energias.

Um fato que me chamou a atenção nesse texto bíblico é a nomeação de cada alimento fornecido. Poderia a palavra ter dito "E o Senhor lhes deu provisão", mas não, disse claramente o nome de cada alimento. Quando pesquisamos o valor nutricional para o organismo humano de cada um deles, percebemos que todos são ricos em carboidratos, proteínas, ferro e fibra. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo e servem para uma queima imediata, gerando mais energia; as proteínas têm funções construtoras e reparadoras, sendo essenciais à recuperação física, sendo que a proteína animal é considerada a mais completa (ovelhas e queijo de vaca); o ferro serve como um combustível para as hemoglobinas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue, oxigenando os músculos, gerando mais força (leia No pain, no Gain); a fibra serve como um auxiliar na digestão intestinal, permitindo ao organismo um maior aproveitamento do valor nutricional de cada alimento.

Que maravilha do Senhor! Não sou nutricionista, mas é perceptível a alimentação equilibrada e direcionada que o Senhor preparou para Davi e seu exército. Tal providência permitiu que Davi e seu exército derrotassem o exército de Israel, liderados por Absalão.

Diariamente o Senhor nos supre com o necessário para vencermos as nossas batalhas, mas muita dessas vezes não Lhe damos a honra devida pois esperamos que a ação Dele seja maior, tirando-Lhe o crédito pelo milagre feito. Mas o Senhor conhece a sua necessidade e sabe do que você precisa para vencer. Nem sempre Ele lhe dará sobrando, às vezes lhe dará somente o suficiente, o necessário. Te dará descanso, energia e força para derrotar seus inimigos, nada mais.

Portanto irmão, quando chegar em Maanaim, deleite-se com o necessário e saiba que não será a sua última refeição, pois você voltará à Jerusalém, à presença do Senhor, como vencedor em Cristo.

Alimente-se do Senhor e tenha o necessário, credite a Ele tudo o que você conseguir e conquistar. Ele nunca está longe. Pode parecer às vezes que aquela lentilha não é o suficiente, mas ela lhe dará energia suficiente para triunfar.

Glória a Deus!!

*http://www.abiblia.org/ver.php?id=6671#.UyHIUvldUeo
**http://pt.wikipedia.org/wiki/Maanaim
Obs: Queridos irmãos, não me preocupei tanto em dar referências sobre o valor nutricional dos alimentos porquê são de fácil pesquisa.


Outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário